sexta-feira, 31 de julho de 2009

Prolongadas as férias, prolongadas as folhinhas.

Nós fomos avisados ontem, de que as aula serão atrasadas em quinze dias, "que pena"... Passadas estas duas semanas, teremos o projeto já na segunda fase, a do berçário. Não há problemas, pois são necessários três meses para que elas estejam prontas para o leito definitivo. O nosso grande desafio é correr contra o tempo e ter uma bela salada pronta para o dia da feira.

Hoje nós já temos o berçário completamente pronto, e amanhã as mudinhas de alface, que já tem duas folhinhas, já vão se mudar. E o almeirão?! Não para de crescer. Aqui estão as nossas filhotinhas:



E você pode ver circulada, a nossa plantinha mais forte, o caverinha, clique na imagem para ampliar. Por hoje é só...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

As plantinhas vão se mudar!!


Hoje nós finalmente concluímos o berçário. Preparamos a quantidade correta de solução, e já testamos a bomba de água, a bacia e a vedação. Estamos prontos para colocar as plantinhas, o que faremos em torno de três dias.

E por falar em plantinhas, já temos os tomates e os pepinos! Eles estão crescendo. O almeirão que plantamos, está quebrando o recorde das alfaces: dois dias e já vemos as raízes! "Eles crescem tão rápido..."

Nossas pimentas é que estão atrasadas. A Cambuci e a Macarrão Ornamental estão demorando um pouco para crescer. De qualquer forma, o projeto é um sucesso. Em dois dias, estaremos mostrando para Professora Ana Paula o nosso blog.

Por hoje é só pessoal...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Construindo o Berçário

Hoje compramos os materiais e construímos o berçário, para onde vamos transportar as mudas, em torno de uma semana.

SURPRESA! Os tomates e as pimentas estão quebrando suas sementes. Em torno de cinco dias precisaremos ter o berçário pronto.

Vamos nos preparar para plantar a nossa segunda horta, e ja semeamos na espuma, almeirão, pimentão, e, melancia, é isso mesmo, plantamos melancia...

Movemos as espumas com os alfaces, tomates, as pimentas, e os pepinos, para o funo de casa, para dar espaço para a nossa "nova fornalha". Com um pouquinho de dificuldade, montamos o sistema do berçário e agora só falta vedar o buraco do ladrão. Só para lembrar, o lugar onde está a bomba de água, terá balde coma solução, e provavelmente o balde ficará debaixo do banquinho.

E sobre os palitos de churrasco e os pregadores, se você está curioso, continue nos acompanhando...

domingo, 26 de julho de 2009

Alfaces a caminho

Nossas alfaces já estão começando a mostrar pontas verdes, o que é sinal de que parte delas já estão deixando de ser raízes e estão virando plantas.

Amanhã compraremos placas de isopor, para o berçário, bandeja plástica, tubos de PVC, filme plastico, e fita amarela colante.

Não podemos esquecer de comprar palitos de churrasco e pregadores de roupa. Para que? Isso eu conto mais tarde...

sábado, 25 de julho de 2009

Preparando o viveiro.


E as plantinhas não param de crescer, é inacreditável, até nomeamos algumas delas. Hoje nós nos reunimos e preparamos o balde para servir de reservatório para a solução. Forramos o balde com papel alumínio, para que a luz não passasse para dentro do balde e não aquecesse a solução, e nem que se criassem algas.

Depois de forrar o balde fomos procurar um bom lugar para deixar a nossa horta, tinha que ser plano, longe de sombra, longe de excesso de de luz solar, são muitos conceitos a considerar.

Esperamos amanhã, começar a fazer o berçário de mudas, afinal de contas, estamos numa corrida contra o tempo, porque os alfaces estão se adiantando. Medimos o bambu, e nos preparamos.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Nossas plantinhas estão crescendo.


As nossas plantinhas estão crescendo, e isso marca o inicio do nosso projeto. Em cerca de uma semana e meia, estaremos vendo nossas belas mudas de alface, que estão brotando antes dos outros.

Começaremos a trabalhar no berçário de mudas amanhã, já que as alfaces estão começando a dar as caras. Ai esta o projeto para nosso berçário:


Ontem, dia 23 de Julho, nós também plantamos três sementes de maracujá, em uma aposta de Paulo contra Bruno, de que maracujás não crescem em hortas hidropônicas. Veremos.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Solução Nutritiva.


Hoje mediremos os nutrientes para preparar a solução nutritiva.

O kit que compramos é capaz de produzir 1000l. de solução, então nós extraímos um décimo dos nutrientes e dissolvemos em 1 l. de água cada um. Assim obtivemos uma solução concentrada 100 vezes mais potente.

As medidas obtidas foram:
  • 75g. de Nitrato de Calcio.
  • 40g. de Sulfato de Magnésio.
  • 50g. de Nitrato de Potássio.
  • 15g. de Fósforo.
  • 25g. de Micronutrientes Diversos.

Cada um foi dissolvido em um litro de água limpa, e separados, e estão todos armazenados em garrafas de 1.5l. etiquetadas.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Começamos a plantar...

Hoje compramos as tabuas de Espuma Fenólica. Com tampas de caneta BIC, fizemos as covas. Plantamos as sementes de: morango, tomate, alface, pimenta cambuci e macarrão ornamental e pepino.

As espumas foram compradas em duas dimensões, as de divisões pequenas para folhagem e as de divisões grandes para plantas de caule. Como tivemos que ocupar uma placa inteira com alface, vamos comer alface até nossa quinta geração.

Para registrar, a ordem de plantio foi:
  • Pimenta Cambuci
  • Pimenta Cambuci
  • Pepino
  • Pepino
  • Tomate
  • Tomate
  • Morango
  • Morango
  • Pimenta Macarrão Ornamental
E também medimos os nutrientes que compramos, suficientes para 1.000 l. Seguem as medidas:
  • Nitrato de Cálcio: 750g.
  • Sulfato de Magnésio: 400g.
  • Nitrato de Potássio: 500g.
  • Fósforo: 150g.
  • Micronutrientes Diversos: 25g.
Medimos os nutrientes para podermos dividi-los e preparar as soluções.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Aerogarden



A Aerogarden é uma companhia de agricultura, que produziu recentemente um produto, que é uma compacta e versátil horta hidropônica que mantem todas as necessidades de uma planta.

Tivemos a ideia de usar este produto, mas, percebemos que ele não representaria o conceito que pretendemos mostrar neste projeto, que é como produzir uma horta hidropônica.

Para concluir, aqui vem uma foto de uma placa de espuma fenólica, um tipo de material totalmente inerte, mas que apresenta boas características para reter a solução de nutrientes e dar suporte a planta e suas raízes.

Trabalhando com Lápis e Papel.

Hoje nós pesquisamos na internet e estudamos bastante sobre o assunto. Amanhã estaremos prontos para começar a comprar o material para produzir a bancada da nossa horta.

Já preparemos um rascunho de todas as fazes, bem detalhado e todas as fazes bem separadas:



Compraremos também a espuma fenólica, material utilizado para plantar as plantas antes de imergi-las na solução nutritiva.

Adicionamos a lista de links para acessar os volumes de Hidroponia Escolar.

sábado, 18 de julho de 2009

Foi dada a largada!

Hoje foi iniciado o projeto hidropônico, do grupo de Paulo, Bruno e Marcos, alunos do 7º Ano do Colégio Santo Américo.

Nosso projeto envolve vários tópicos: O processo de plantio hidropônico, no qual iremos utilizar o sistema NFT (fluxo), e nos pareceu muito interessante mostrar três alternativas desse processo: a forma rústica, para residencias mais pobres, a forma doméstica, para ser usada mesmo como hobby, e a forma comercial, que o nome mesmo sugere sua utilização.


A primeira vontade é sair comprando sementes, pregos e tabuas, para ja começar a levantar uma horta, mas, quando a gente lê alguns textos explicativos, nós começamos a planejar e trabalhar mais com papel e lápis, e bolar tudo até o ultimo dia, o de exposição.

Já escolhemos as sementes, lojas para comprar o material, tudo que nós precisamos para fazer uma bela salada.

É isso ai pessoal, por hoje é só.

A hidroponia e nós

A hidroponia é uma técnica muito fácil e pouco trabalhosa, e além de tudo economiza água. É curioso como uma técnica que envolve como ponto principal o cultivo em água, pode economizá-la.

A água é economizada porque não é desperdiçada. Basicamente a técnica envolve a mistura dos nutrientes com a água, que resulta uma solução nutritiva. Depois, essa solução permanece circulando por canais de irrigação que a levam para as raízes das plantas, e por fim, ela retorna para o reservatório, de onde é bombeada novamente para os canais. Uma vez por semana medem-se os nutrientes e repõem-se os que faltam em quantidade medida.

Hoje em dia a hidroponia é encontrada em qualquer supermercado, e ela pode ser utilizada nas três formas que citamos na nossa primeira postagem: a forma rústica, na qual usaremos bambu como canal de irrigação; a forma residencial, com tubos de PVC; e a comercial, com perfis de polipropileno. A bomba que usaremos para movimentar a água, será a mais comum na forma residencial, uma bomba de aquário.

Outra grande vantagem da hidroponia é que as raízes recebem constantemente um banho com nutrientes, e não precisam de nenhum esforço na hora de absorvê-los, diferente do que acontece na terra, onde as raízes precisam buscar os nutrientes. Com essa diferença, que aparenta ser pequena, os espécimes se desenvolve com uma qualidade muito superior.

Powered By Blogger