quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Uma infeliz notícia
Infelizmente o medidor nos informou que a solução media 7.2, um nível perfeito de aproveitamento de todos os nutrientes. Estamos decepcionados, e completamente sem saber o que fazer. Vamos plantar a geração IV
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
A Solução
pH é o nível íons de hidrogênio na água ou solução. Se muito alto, acima da medição sete, é um nível que significa acidez que torna a água um ambiente inóspito para plantas (ambiente ligeiramente alcalino, como a mar, que mede pH 7.2). Quando muito baixo, abaixo de sete, torna a solução ácida (como um suco de laranja, que mede pH 3.5).
Se o pH for muito baixo, ou muito alto, alguns nutrientes não serão apropriadamente absorvidos pela planta, com abaixo de pH 5.0, o inferior aproveitamento de Potássio. Já encomendamos um medidor de PH para medi-lo. Estamos animados com a melhora de nossas plantas.
domingo, 23 de agosto de 2009
Identificamos o problema
Continuamos pesquisando.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Continuamos sem nada
Nosso projeto seguia bem, estavamos diante de um sucesso evidante, mas agora, nãosabemos o que fazer. Continuamos pesquisando, procuramos no esterior, qualquer coisa ajuda.
Com medo de que a geração III não resista, ja nos apressamos, e adiantamos as gerações IV e IV. Montamos duas bancadas diferentes para testar a espósição a luz solar e a falta de algum nutriente.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Nada ainda
Ontem entregamos para a professora o preojeto de baner para apresentar no dia 24. Nada das plantas, elas não apresentam melhoras e ja tamos algumas que podem ser consideradas, "mortas"...
Esperamos que a nomiada "geração II" das nossas plantas, apresente alguma reação. A situação me lembra uma antiga profecia: "Seu gado morre, e sua plantação seca".
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Problemas á vista
É muito interessante como elas apresentam o desenho perfeito da folha quando menor, parece que elas estão diminuindo. Estamos sem saber o que fazer, e um tanto preocupados com prazo. Teremos salvo as plantinhas, até dia 24 de Outubro? Só depende delas...
Para finalizar, dizemos, senhoras e senhores, a foto ao lado, é a nossa amada melancia Joe.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Aqui é proibido lesmar.
Pesquisamos e descobrimos que nossos principais inimigos são as lesmas e as formigas. Primeiro vamos cuidar das lesmas. Quando a lesma se alimenta, ela raspa a folha e acaba deixando uns furos, podendo até causar a morte da planta.
Há três formas de se livrar delas:
Catação: consiste em caçá-las e capturá-las uma a uma, com o auxilio de uma luva ou pinça. É um método ineficiente por que trata-se de um animal noturno
Barreira Tóxica: consiste em colocar um produto que as mata (exemplo: sal ou veneno) ou que as impede de chegar ao seu objetivo (exemplo: cinzas ou cascas de ovo quebradas)
Armadilhas Atrativas: consiste em atrair e capturar as lesmas usando um produto que as atraí (exemplo: cerveja ou leite).
Optamos por uma armadilha a base de cerveja, anteriormente citada, por ser eficiente e não agredir o meio ambiente. Cortamos metade de uma garrafa PET, enterramos até a borda e colocamos cerveja e sal. Amanhã veremos o resultado.
sábado, 15 de agosto de 2009
Montando as calhas
Hoje nós resolvemos mudar de lugar a nossa horta. A localização anteriormente selecionada era muito perigosa, por causa do abacateiro, que poderia destruir nossa horta. A imagem a esquerda mostra o local inicial.
Resolvemos então muda-la para um novo lugar onde tenha mais sol e menos insetos. Neste novo local, nós poderemos acessar nossas plantas com maior facilidade, temos tomadas mais próximas, e maior espaço para uma ideia que tivemos recentemente...
Aqui está a foto das calhas quase terminadas, no novo local:
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Trabalho de Pintor
Hoje foi muito divertido, pintar aquilo tudo foi a maior bagunça, mas nós conseguimos. Temos aí fotos dos tubos de PVC e dos cavaletes.
Os tubos de PVC foram pintados de prateado, para refletir a luz e não aquecer a solução, nem criar algas.
Os cavaletes estão protegidos da ação da natureza por três mãos de tinta, muito bem dadas, eu gostaria de dizer.
Amanhã nós montaremos a instalação das calhas definitivas, e estaremos prontos para, em um mês, mudarmos as maiores plantas novamente.
E agora eu alerto a vocês do público admirador de hidroponia, escondam-se, e escondam-se bem, por que temos em nossas mãos um ataque de melancias mutantes e pepinos assassinos. Eles não param de crescer!!! Estão muito maiores do que ontem. O tomate também não esta perdendo posição, está tomando seu tempo, mas, está crescendo.
Nada das pimentas, mas, tudo bem, por que descobrimos em um grupo didscução sobre pimentas, que elas levam cerca de 30 dias para brotar, então nós as esperaremos.
Por hoje é só e até amanhã...
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Antes e Depois
O pepino também está muito grande. Amanhã nós nos reuniremos para pintar os tubos de PVC e os cavaletes, muita sujeira e brincadeira! Pintaremos os tubos de prateado, com tinta em spray, para que a luz seja refletida e não aqueça a solução, criando algas.
Mas, nada ainda das pimentas, nem deram as caras. As alfaces estão bem, embora não apresentem mudanças aparentes.
Por hoje é só, amanhã, grande dia...
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Vamos as compras
O pepino e a melancia estão se superando, e tomar a liderança nesta grande corrida. O pepino já está do tamanho da bacia, mas não é da branca, é desta preta aí do lado.
As alfaces estão se desenvolvendo bem, mas, o pepino já tem mais de três dedos de altura. Em compensação as pimentas e os morangos nem apareceram, não vemos nem as sementes quebradas!!!
Melhoramos nosso projeto, agora nós usaremos uma forma de gelo, para distribuir a solução igualmente pelas calhas, como pode-se ver na imagem a cima, novamente, clique para ampliar.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Hoje nos reunimos para e organizamos melhor as plantinhas no berçário, de forma que a solução não caísse diretamente nelas e para isso usamos uma caixa de ovo. Novamente nós observamos o local das calhas, e logo compraremos o material.
Nossas plantas não param de crescer, o tomate e o pepino, estão disparados. Nossa plantação é um sucesso, e esperamos que tudo corra bem até o dia do início das aulas.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Nova fase, nova casa.
Nós nos reunimos hoje. Estamos nos divertindo muito com o projeto, e estamos um tanto ansiosos para mostrar para a professora. Aí estão as fotos da instalação e de como organizamos as plantas lá. Nós usamos caixas de ovo vazias, para suportar as peças de espuma fenólica menores. Estamos planejando outro encontro no
dia 5, quarta-feira.
A instalação está um sucesso, e aguentará bem esses três meses, novamente temos na imagem, circulado, o Caveirinha, clique para amplia-la.
A hidroponia e nós
A hidroponia é uma técnica muito fácil e pouco trabalhosa, e além de tudo economiza água. É curioso como uma técnica que envolve como ponto principal o cultivo em água, pode economizá-la.
A água é economizada porque não é desperdiçada. Basicamente a técnica envolve a mistura dos nutrientes com a água, que resulta uma solução nutritiva. Depois, essa solução permanece circulando por canais de irrigação que a levam para as raízes das plantas, e por fim, ela retorna para o reservatório, de onde é bombeada novamente para os canais. Uma vez por semana medem-se os nutrientes e repõem-se os que faltam em quantidade medida.
Hoje em dia a hidroponia é encontrada em qualquer supermercado, e ela pode ser utilizada nas três formas que citamos na nossa primeira postagem: a forma rústica, na qual usaremos bambu como canal de irrigação; a forma residencial, com tubos de PVC; e a comercial, com perfis de polipropileno. A bomba que usaremos para movimentar a água, será a mais comum na forma residencial, uma bomba de aquário.
Outra grande vantagem da hidroponia é que as raízes recebem constantemente um banho com nutrientes, e não precisam de nenhum esforço na hora de absorvê-los, diferente do que acontece na terra, onde as raízes precisam buscar os nutrientes. Com essa diferença, que aparenta ser pequena, os espécimes se desenvolve com uma qualidade muito superior.