segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Aqui é proibido lesmar.
Pesquisamos e descobrimos que nossos principais inimigos são as lesmas e as formigas. Primeiro vamos cuidar das lesmas. Quando a lesma se alimenta, ela raspa a folha e acaba deixando uns furos, podendo até causar a morte da planta.
Há três formas de se livrar delas:
Catação: consiste em caçá-las e capturá-las uma a uma, com o auxilio de uma luva ou pinça. É um método ineficiente por que trata-se de um animal noturno
Barreira Tóxica: consiste em colocar um produto que as mata (exemplo: sal ou veneno) ou que as impede de chegar ao seu objetivo (exemplo: cinzas ou cascas de ovo quebradas)
Armadilhas Atrativas: consiste em atrair e capturar as lesmas usando um produto que as atraí (exemplo: cerveja ou leite).
Optamos por uma armadilha a base de cerveja, anteriormente citada, por ser eficiente e não agredir o meio ambiente. Cortamos metade de uma garrafa PET, enterramos até a borda e colocamos cerveja e sal. Amanhã veremos o resultado.
A hidroponia e nós
A hidroponia é uma técnica muito fácil e pouco trabalhosa, e além de tudo economiza água. É curioso como uma técnica que envolve como ponto principal o cultivo em água, pode economizá-la.
A água é economizada porque não é desperdiçada. Basicamente a técnica envolve a mistura dos nutrientes com a água, que resulta uma solução nutritiva. Depois, essa solução permanece circulando por canais de irrigação que a levam para as raízes das plantas, e por fim, ela retorna para o reservatório, de onde é bombeada novamente para os canais. Uma vez por semana medem-se os nutrientes e repõem-se os que faltam em quantidade medida.
Hoje em dia a hidroponia é encontrada em qualquer supermercado, e ela pode ser utilizada nas três formas que citamos na nossa primeira postagem: a forma rústica, na qual usaremos bambu como canal de irrigação; a forma residencial, com tubos de PVC; e a comercial, com perfis de polipropileno. A bomba que usaremos para movimentar a água, será a mais comum na forma residencial, uma bomba de aquário.
Outra grande vantagem da hidroponia é que as raízes recebem constantemente um banho com nutrientes, e não precisam de nenhum esforço na hora de absorvê-los, diferente do que acontece na terra, onde as raízes precisam buscar os nutrientes. Com essa diferença, que aparenta ser pequena, os espécimes se desenvolve com uma qualidade muito superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário