quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
O fim está próximo.
Amigos, é isso, nó trabalhamso duro por meses, encaramos perguntas complicadas durante um sabado de manhã, passamos semanas nos perguntando o resultado, e imaginando um fracasso ou um sucesso. E no final, Vencemos com alegria.
Obrigado por acompanharem nossas postagens, feliz ano novo,
Paulo, Marcos e Bruno.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Quase ano novo...
As pimentas estão floridas e lindas, embora ainda não apresentem frutos temos uma pimenteira digna de livro. Suas folhas velhas ja caíram, e as novas ja estão no tamanho proprio para a criação de frutos. Temos flores brancas e algumas ja apresetam o caule "gordo" ou seja, podem estar preparadas para criar pimentas.É uma esperiência única, e a primeira pimenteira que apresenta fortes sinais de crescimento de frutos. Finalmente nossa horta será apimentada como deve ser.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Um mar de pepinos
Alguns vizinhos estão recebendo cestas com alfaces e pepinos, porque realmente não temos o que fazer com tanto material de salada. estamos muito felizes.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Um amigo vermelho, que veio de surpresa.
Um PIMENTÃO!!!
A planta ja foi colocada nas calhas para que receba uma quantidade maior de nutrientes e para que crie um pimetão sadio e foirte. Uma semana ou duas e teremos o que fazer com esse pimentão.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Alunos capa-de-revista
Pessoal, conseguimos.
domingo, 15 de novembro de 2009
sábado, 14 de novembro de 2009
Colheita Premiada
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Um momento para sempre.
Esse foi um momento para se lembrar.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
É.... E Agora?
Causamos uma boa impressão, mas, e agora? Tiramos 9.8 (UUUUUUUUUUUUUUHUUUUUUU), mas, vamos manter a horta, afinal de contas, esse projeto, não foi um trabalho de escola, não mesmo, foi uma experiência, produtiva, com muito esforço e resultado produtivo, ou seja: A GENTE ARREBENTÔÔÔÔOÔÔÔÔÔÔÔ! Estamos vibrando galera.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
1º Lugar amigos, conseguimos
Depois da pesquisa e esboço do projeto, os alunos pintaram os cavaletes e as calhas e começaram o plantio. Enfrentaram os ataques de lesmas e o desequilíbrio da solução. Registraram tudo em um blog bem-humorado e com fotos.
Repetiram o experimento contornando as dificuldades e obtendo uma colheita satisfatória."
Claro, vocês não sabem que texto é esse, ou mesmo, quem o escreveu... O GRUPO DA HIDROPONIA TIROU O PRIMEIRO LUGAR NA FEIRA-DE-CIENCIAS! Essa reportagem foi escrita em nome de nossa vitória!
Por favor, consultem o seguinte link: http://www.colegiosantoamerico.com.br/, esperem que apareça a foto e anuncio da feira, depois do anuncia da comemoração do dia de Santo Américo, e clique. 1º LUGAR GALERA, O ESFORÇO VALEU A PENA! (a matéria citada só está disponivel durante esta semana.)
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Contando segundos.
É isso aí pessoal, até amanhã.
Faltam
DIAS APENAS!
(sim, nós somos corinthianos)
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
O SUCESSO É DEPOIS DE AMANHÃ
A apresentação foi um sucesso, a professora adorou o banner. Estava lindo, figuras bem-focadas, textos bem explicativos, tudo ótimo.
Faltam
DIAS APENAS!!!
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Quase lá
Faltam
DIAS APENAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Ataques aéreos, em áreas internas
"O SAFADO DO PÁSSARO TAVA COMENDO MEUS MORANGOS?!" gritou Marcos. Estávamos bravos, mas, não a nada que se possa fazer, chorar sobre o leite derramado... Crescerão outros morango até sábado, certo?
Faltam
DIAS APENAS!!!!!!!!
4 lesmas, que pavor!
Limpar é que foi difícil... Matamos todas direitinho.
Faltam
DIAS APENAS!!!!!
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Caça as lesmas
Aqui vai um vídeo (somente para quem tem estomago) de nós acabando com uma lesma. Repito, esse vídeo é só para quem tem estomago, e não deve ser assistido por pessoas que sintam nojo de, sangue por exemplo. Porque isso é pior.
domingo, 18 de outubro de 2009
"Os deuses estão ao nosso lado"
sábado, 17 de outubro de 2009
"Feira, aqui vamos nós!"
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Apenas 8 Dias!
Apenas oito dias para a feira-de-ciências! Ou seja, em oito dias, estaremos nos apresentando!É De Mais!
As plantas estão muito bem, correndo e se apreçando para parecerem bonitas para o dia 24, o grande dia. Nada ainda de melancias ou de pimentões, mas ainda assim, MORANGOS! Os morangos estão bem pessoal, sim, estão bem. Logo estarão dando frutos.
Faltam
DIAS APENAS!
terça-feira, 13 de outubro de 2009
PEPINOS! PEPINOS! PEPINOS!
Sim meus amigos, Pepinos, pepininhos, pequenas ramificações do caule, com pequenas "verrugas", que depois nós identificamos como caule das flores, e mais depois descobrimos que eram pepinos! São os pequenos pepinos que aparecem com flores e logo crescerão... Segue um vídeo das plantas e que mostra nossos frutos.
domingo, 11 de outubro de 2009
A bandeja de saladas
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Pimentas Americanas
Novidades, ha duas semanas e meia nós plantamos sementes de pimentas importadas, que são, de certa forma, perigosas... Eu quero dizer, algumas das pimentas mais fortes do mundo, Naga Jolokia; Red Savin Habanero; Scotch Bonnet.
A medição de "potência" de uma pimenta é feita a partir de uma escala chamada Scoville. Segue uma tabela de informação da escala Scoville
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Pois é...
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
O novo ataque
Vocês se lembram? De certo dia quado eu disse, naquela postagem esta frase acima? Pois bem, agora nós temos um "ataque"maior ainda. Mais e maiores pepinos, e mais e maiores melancias.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
"Minhas plantas estão nas calhas!"
"Minhas plantas estão nas calhas!"
Estamos imensamente felizes por sabermos que: faltando tão pouco tempo para a feira-de-ciências, nada pode dar errado, na verdade, nada está dando errado
Aqui está um vídeo das alfaces nas calhas(, vá ao banheiro antes...).
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Estamos muito felizes
De novo eu digo:
Finalmente o sucesso.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Finalmente...
Conseguimos finalmente o sucesso.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
A 4ª está chegando...
Refizemos a solução e ainda esperamos impacientes, pela quarta folha que está aparecendo.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
A geração V, Vingou
Só perguntamos uma coisa agora:
"Vai dar tempo?"
Sim, vai e bastante, a geração V, realmente, Vingou.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Crescendo e crescendo
Hoje encontramos ao lado delas, de forma muito curiosa, um par de lesmas, uma esmagada, e a outra endurecida. Além disso, 1,5l. de solução no chão, e ainda assim, o balde e o cano em seus lugares.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Que “Até agora tudo bem” o que, o sucesso é evidente!!
E a terceira folha surgiu! Geração V, é isso aí! UHU!!
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Até agora tudo bem
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
"Para o berçário, ou para a morte?"
Já apresentando a segunda folha, a maioria dos espécimes da geração V se encaminha para o berçário, onde suas ascendentes tiveram um fim trágico. Esperamos que enfim funcione, veremos em breve...
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Vamos continuar tentando
Até agora acreditamos em uma esperança, mas não temos nenhuma garantia dela.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Completamente perdidos
A geração IV já está sendo colocada nas bandejas do berçário, algumas nas pequenas concentradas em alguns nutrientes e outras na bandeja grande com a solução normal. Começamos ontem, a plantar nos blocos esvaziados com a morte das plantas, novas mudas, a geração V. Vamos torcer por ela.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Uma infeliz notícia
Infelizmente o medidor nos informou que a solução media 7.2, um nível perfeito de aproveitamento de todos os nutrientes. Estamos decepcionados, e completamente sem saber o que fazer. Vamos plantar a geração IV
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
A Solução
pH é o nível íons de hidrogênio na água ou solução. Se muito alto, acima da medição sete, é um nível que significa acidez que torna a água um ambiente inóspito para plantas (ambiente ligeiramente alcalino, como a mar, que mede pH 7.2). Quando muito baixo, abaixo de sete, torna a solução ácida (como um suco de laranja, que mede pH 3.5).
Se o pH for muito baixo, ou muito alto, alguns nutrientes não serão apropriadamente absorvidos pela planta, com abaixo de pH 5.0, o inferior aproveitamento de Potássio. Já encomendamos um medidor de PH para medi-lo. Estamos animados com a melhora de nossas plantas.
domingo, 23 de agosto de 2009
Identificamos o problema
Continuamos pesquisando.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Continuamos sem nada
Nosso projeto seguia bem, estavamos diante de um sucesso evidante, mas agora, nãosabemos o que fazer. Continuamos pesquisando, procuramos no esterior, qualquer coisa ajuda.
Com medo de que a geração III não resista, ja nos apressamos, e adiantamos as gerações IV e IV. Montamos duas bancadas diferentes para testar a espósição a luz solar e a falta de algum nutriente.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Nada ainda
Ontem entregamos para a professora o preojeto de baner para apresentar no dia 24. Nada das plantas, elas não apresentam melhoras e ja tamos algumas que podem ser consideradas, "mortas"...
Esperamos que a nomiada "geração II" das nossas plantas, apresente alguma reação. A situação me lembra uma antiga profecia: "Seu gado morre, e sua plantação seca".
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Problemas á vista
É muito interessante como elas apresentam o desenho perfeito da folha quando menor, parece que elas estão diminuindo. Estamos sem saber o que fazer, e um tanto preocupados com prazo. Teremos salvo as plantinhas, até dia 24 de Outubro? Só depende delas...
Para finalizar, dizemos, senhoras e senhores, a foto ao lado, é a nossa amada melancia Joe.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Aqui é proibido lesmar.
Pesquisamos e descobrimos que nossos principais inimigos são as lesmas e as formigas. Primeiro vamos cuidar das lesmas. Quando a lesma se alimenta, ela raspa a folha e acaba deixando uns furos, podendo até causar a morte da planta.
Há três formas de se livrar delas:
Catação: consiste em caçá-las e capturá-las uma a uma, com o auxilio de uma luva ou pinça. É um método ineficiente por que trata-se de um animal noturno
Barreira Tóxica: consiste em colocar um produto que as mata (exemplo: sal ou veneno) ou que as impede de chegar ao seu objetivo (exemplo: cinzas ou cascas de ovo quebradas)
Armadilhas Atrativas: consiste em atrair e capturar as lesmas usando um produto que as atraí (exemplo: cerveja ou leite).
Optamos por uma armadilha a base de cerveja, anteriormente citada, por ser eficiente e não agredir o meio ambiente. Cortamos metade de uma garrafa PET, enterramos até a borda e colocamos cerveja e sal. Amanhã veremos o resultado.
sábado, 15 de agosto de 2009
Montando as calhas
Hoje nós resolvemos mudar de lugar a nossa horta. A localização anteriormente selecionada era muito perigosa, por causa do abacateiro, que poderia destruir nossa horta. A imagem a esquerda mostra o local inicial.
Resolvemos então muda-la para um novo lugar onde tenha mais sol e menos insetos. Neste novo local, nós poderemos acessar nossas plantas com maior facilidade, temos tomadas mais próximas, e maior espaço para uma ideia que tivemos recentemente...
Aqui está a foto das calhas quase terminadas, no novo local:
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Trabalho de Pintor
Hoje foi muito divertido, pintar aquilo tudo foi a maior bagunça, mas nós conseguimos. Temos aí fotos dos tubos de PVC e dos cavaletes.
Os tubos de PVC foram pintados de prateado, para refletir a luz e não aquecer a solução, nem criar algas.
Os cavaletes estão protegidos da ação da natureza por três mãos de tinta, muito bem dadas, eu gostaria de dizer.
Amanhã nós montaremos a instalação das calhas definitivas, e estaremos prontos para, em um mês, mudarmos as maiores plantas novamente.
E agora eu alerto a vocês do público admirador de hidroponia, escondam-se, e escondam-se bem, por que temos em nossas mãos um ataque de melancias mutantes e pepinos assassinos. Eles não param de crescer!!! Estão muito maiores do que ontem. O tomate também não esta perdendo posição, está tomando seu tempo, mas, está crescendo.
Nada das pimentas, mas, tudo bem, por que descobrimos em um grupo didscução sobre pimentas, que elas levam cerca de 30 dias para brotar, então nós as esperaremos.
Por hoje é só e até amanhã...
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Antes e Depois
O pepino também está muito grande. Amanhã nós nos reuniremos para pintar os tubos de PVC e os cavaletes, muita sujeira e brincadeira! Pintaremos os tubos de prateado, com tinta em spray, para que a luz seja refletida e não aqueça a solução, criando algas.
Mas, nada ainda das pimentas, nem deram as caras. As alfaces estão bem, embora não apresentem mudanças aparentes.
Por hoje é só, amanhã, grande dia...
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Vamos as compras
O pepino e a melancia estão se superando, e tomar a liderança nesta grande corrida. O pepino já está do tamanho da bacia, mas não é da branca, é desta preta aí do lado.
As alfaces estão se desenvolvendo bem, mas, o pepino já tem mais de três dedos de altura. Em compensação as pimentas e os morangos nem apareceram, não vemos nem as sementes quebradas!!!
Melhoramos nosso projeto, agora nós usaremos uma forma de gelo, para distribuir a solução igualmente pelas calhas, como pode-se ver na imagem a cima, novamente, clique para ampliar.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Hoje nos reunimos para e organizamos melhor as plantinhas no berçário, de forma que a solução não caísse diretamente nelas e para isso usamos uma caixa de ovo. Novamente nós observamos o local das calhas, e logo compraremos o material.
Nossas plantas não param de crescer, o tomate e o pepino, estão disparados. Nossa plantação é um sucesso, e esperamos que tudo corra bem até o dia do início das aulas.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Nova fase, nova casa.
Nós nos reunimos hoje. Estamos nos divertindo muito com o projeto, e estamos um tanto ansiosos para mostrar para a professora. Aí estão as fotos da instalação e de como organizamos as plantas lá. Nós usamos caixas de ovo vazias, para suportar as peças de espuma fenólica menores. Estamos planejando outro encontro no
dia 5, quarta-feira.
A instalação está um sucesso, e aguentará bem esses três meses, novamente temos na imagem, circulado, o Caveirinha, clique para amplia-la.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Prolongadas as férias, prolongadas as folhinhas.
Hoje nós já temos o berçário completamente pronto, e amanhã as mudinhas de alface, que já tem duas folhinhas, já vão se mudar. E o almeirão?! Não para de crescer. Aqui estão as nossas filhotinhas:
E você pode ver circulada, a nossa plantinha mais forte, o caverinha, clique na imagem para ampliar. Por hoje é só...
quinta-feira, 30 de julho de 2009
As plantinhas vão se mudar!!
Hoje nós finalmente concluímos o berçário. Preparamos a quantidade correta de solução, e já testamos a bomba de água, a bacia e a vedação. Estamos prontos para colocar as plantinhas, o que faremos em torno de três dias.
E por falar em plantinhas, já temos os tomates e os pepinos! Eles estão crescendo. O almeirão que plantamos, está quebrando o recorde das alfaces: dois dias e já vemos as raízes! "Eles crescem tão rápido..."
Nossas pimentas é que estão atrasadas. A Cambuci e a Macarrão Ornamental estão demorando um pouco para crescer. De qualquer forma, o projeto é um sucesso. Em dois dias, estaremos mostrando para Professora Ana Paula o nosso blog.
Por hoje é só pessoal...
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Construindo o Berçário
SURPRESA! Os tomates e as pimentas estão quebrando suas sementes. Em torno de cinco dias precisaremos ter o berçário pronto.
Vamos nos preparar para plantar a nossa segunda horta, e ja semeamos na espuma, almeirão, pimentão, e, melancia, é isso mesmo, plantamos melancia...
Movemos as espumas com os alfaces, tomates, as pimentas, e os pepinos, para o funo de casa, para dar espaço para a nossa "nova fornalha". Com um pouquinho de dificuldade, montamos o sistema do berçário e agora só falta vedar o buraco do ladrão. Só para lembrar, o lugar onde está a bomba de água, terá balde coma solução, e provavelmente o balde ficará debaixo do banquinho.
E sobre os palitos de churrasco e os pregadores, se você está curioso, continue nos acompanhando...
domingo, 26 de julho de 2009
Alfaces a caminho
Amanhã compraremos placas de isopor, para o berçário, bandeja plástica, tubos de PVC, filme plastico, e fita amarela colante.
Não podemos esquecer de comprar palitos de churrasco e pregadores de roupa. Para que? Isso eu conto mais tarde...
sábado, 25 de julho de 2009
Preparando o viveiro.
E as plantinhas não param de crescer, é inacreditável, até nomeamos algumas delas. Hoje nós nos reunimos e preparamos o balde para servir de reservatório para a solução. Forramos o balde com papel alumínio, para que a luz não passasse para dentro do balde e não aquecesse a solução, e nem que se criassem algas.
Depois de forrar o balde fomos procurar um bom lugar para deixar a nossa horta, tinha que ser plano, longe de sombra, longe de excesso de de luz solar, são muitos conceitos a considerar.
Esperamos amanhã, começar a fazer o berçário de mudas, afinal de contas, estamos numa corrida contra o tempo, porque os alfaces estão se adiantando. Medimos o bambu, e nos preparamos.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Nossas plantinhas estão crescendo.
As nossas plantinhas estão crescendo, e isso marca o inicio do nosso projeto. Em cerca de uma semana e meia, estaremos vendo nossas belas mudas de alface, que estão brotando antes dos outros.
Começaremos a trabalhar no berçário de mudas amanhã, já que as alfaces estão começando a dar as caras. Ai esta o projeto para nosso berçário:
Ontem, dia 23 de Julho, nós também plantamos três sementes de maracujá, em uma aposta de Paulo contra Bruno, de que maracujás não crescem em hortas hidropônicas. Veremos.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Solução Nutritiva.
Hoje mediremos os nutrientes para preparar a solução nutritiva.
O kit que compramos é capaz de produzir 1000l. de solução, então nós extraímos um décimo dos nutrientes e dissolvemos em 1 l. de água cada um. Assim obtivemos uma solução concentrada 100 vezes mais potente.
As medidas obtidas foram:
- 75g. de Nitrato de Calcio.
- 40g. de Sulfato de Magnésio.
- 50g. de Nitrato de Potássio.
- 15g. de Fósforo.
- 25g. de Micronutrientes Diversos.
Cada um foi dissolvido em um litro de água limpa, e separados, e estão todos armazenados em garrafas de 1.5l. etiquetadas.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Começamos a plantar...
As espumas foram compradas em duas dimensões, as de divisões pequenas para folhagem e as de divisões grandes para plantas de caule. Como tivemos que ocupar uma placa inteira com alface, vamos comer alface até nossa quinta geração.
Para registrar, a ordem de plantio foi:
- Pimenta Cambuci
- Pimenta Cambuci
- Pepino
- Pepino
- Tomate
- Tomate
- Morango
- Morango
- Pimenta Macarrão Ornamental
A hidroponia e nós
A hidroponia é uma técnica muito fácil e pouco trabalhosa, e além de tudo economiza água. É curioso como uma técnica que envolve como ponto principal o cultivo em água, pode economizá-la.
A água é economizada porque não é desperdiçada. Basicamente a técnica envolve a mistura dos nutrientes com a água, que resulta uma solução nutritiva. Depois, essa solução permanece circulando por canais de irrigação que a levam para as raízes das plantas, e por fim, ela retorna para o reservatório, de onde é bombeada novamente para os canais. Uma vez por semana medem-se os nutrientes e repõem-se os que faltam em quantidade medida.
Hoje em dia a hidroponia é encontrada em qualquer supermercado, e ela pode ser utilizada nas três formas que citamos na nossa primeira postagem: a forma rústica, na qual usaremos bambu como canal de irrigação; a forma residencial, com tubos de PVC; e a comercial, com perfis de polipropileno. A bomba que usaremos para movimentar a água, será a mais comum na forma residencial, uma bomba de aquário.
Outra grande vantagem da hidroponia é que as raízes recebem constantemente um banho com nutrientes, e não precisam de nenhum esforço na hora de absorvê-los, diferente do que acontece na terra, onde as raízes precisam buscar os nutrientes. Com essa diferença, que aparenta ser pequena, os espécimes se desenvolve com uma qualidade muito superior.